sexta-feira, 2 de outubro de 2009

*** BREAKING NEWS *** Music


1/10 Festival About Us terá Sting e Jason MrazEvento acontece no dia 22 de novembro em São PauloO festival About Us, acontece no dia 22 de novembro em São Paulo, tem duas atrações internacionais confirmadas: os cantores Sting e Jason Mraz.

Sting volta ao Brasil cerca de um ano depois de seu show no Rio de Janeiro com o Police. Já Mraz vem ao país pela primeira vez.
Mraz ainda tem shows agendados em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Já Sting, até o momento, apresenta-se somente em São Paulo.
Ainda não há informações sobre preços e data de venda dos ingressos. No ano passado, o festival About Us teve os cantores Dave Matthews e Ben Harper.

Coldplay faz shows no Brasil em 2010Banda se apresenta em São Paulo e no Rio de JaneiroO Coldplay vai fazer dois shows no Brasil no ano que vem. A produtora Time 4 Fun confirmou uma apresentação no Rio de Janeiro, dia 28 de fevereiro, e outra em São Paulo, dia 02 de março.

A venda começa no dia 07 de novembro. Pela internet (http://www.ticketmaster.com.br), a partir da 0h e, pelo call center (4004-2060), a partir das 9h. Nos pontos de venda, a partir das 10h.
No Rio de Janeiro, o show será na Praça da Apoteose. Em São Paulo, no Estádio do Morumbi. Os preços dos ingressos ainda não foram divulgados.
Segundo a Time 4 Fun, a cantora Bat for Lashes será a convidada especial desses shows.

01/10 

Maria Bethânia lança dois discos simultâneos
Agência Estado
É o amor de novo. Maria Bethânia já interpretou canções dessa vertente incontáveis vezes em discos e palcos, mas pela primeira vez na carreira vem com um álbum todo dedicado ao tema: Tua (Biscoito Fino).
Paralelamente, lança Encanteria, por seu selo Quitanda, que tem um toque "mais brincalhão", como ela diz. Ambos só com canções inéditas, os CDs têm conceito e sonoridades diferentes, mas complementares. Os álbuns têm a participação dos convidados especiais Gilberto Gil, Caetano Veloso e Lenine.
Enquanto gravava Tua, Bethânia acumulou tantas músicas de seu agrado, que não cabiam na concepção do CD, que sentiu necessidade de registrar outro. Encanteria contém essas "sobras", no bom sentido. Daí a necessidade do lançamento simultâneo.
Gil e Caetano dividem os vocais com ela na bela e suingada "Saudade Dela", homenagem à santamarense Dona Edith do Prato, que morreu em dezembro de 2008 aos 94 anos. Lenine canta com ela "Saudade", um dos pontos altos de Tua. "Lenine pra mim é o melhor cantor, sem sombra de dúvida. Acho que ele canta muito bonito, muito certo, que me pega como Nana (Caymmi)", diz Bethânia.
A cantora já vem ensaiando o novo show, que vai começar pelo Rio no dia 23 e chega a São Paulo no dia 30. O roteiro deve mesclar a maior parte das faixas dos dois álbuns.
Além desses, Bethânia também gravou um terceiro, que vai doar para algumas escolas públicas. São canções e textos, alguns inéditos em sua voz, de poetas da literatura portuguesa e brasileira. "Acho que é útil para adolescentes de 12 a 18 anos aprender nossos poetas."

Maria Bethânia volta a lançar dois álbuns juntos


Maria Bethânia vai voltar a lançar dois álbuns ao mesmo tempo. Assim como fez em 2006, quando colocou nas lojas os discos Mar de Sophia Pirata, a cantora dividirá seu novo trabalho em dois CDs.
Encantaria e Tua saem simultaneamente, no início do outubro, e serão vendidos separadamente. O primeiro terá músicas de teor religioso, e o segundo apostará no romantismo.
Os álbuns misturam músicas de Roque Ferreira, Adriana Calcanhotto, Vanessa da Mata e Paulo César Pinheiro, entre outros. Ainda há participações especiais de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Lenine.



DVD mostra turnê do Doces Bárbaros gravada em 1976

09/12 Agência Estado
SÃO PAULO – Há 32 anos estreavam no palco do Anhembi, em São Paulo, Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso e Maria Bethânia. Era o grupo Doces Bárbaros.
"Nascia ali, por uma iniciativa empresarial, uma das mais geniais formações da música brasileira, uma síntese do que tinha acontecido dez anos antes, com o tropicalismo", diz Jom Tob Azulay, que filmou a turnê do quarteto em 1976 e lança agora o documentário "Doces Bárbaros" em DVD.


"Trinta anos se passaram desde o lançamento do filme, em 1978, e ele ainda é atual. Acredito que agora é o momento. Hoje eles realmente podem ser interpretados como na época, com a ditadura, não foram." Jom Tob conta que a crítica rechaçou o grupo, sequer 'citado como lançamento do ano'. "Eles não entenderam, não viam as mensagens políticas." Mas, entre os jovens, eles faziam sucesso. "Os cinemas lotavam, as filas davam voltas no quarteirão", conta Jom Tob.

Com imagens de shows, bastidores e entrevistas com os músicos, o documentário mostra, inclusive, um dos momentos mais difíceis na vida de Gilberto Gil: quando foi preso em Florianópolis, com maconha. "Eu não tinha ido para esse show. Já tinha imagens de outros. Mas, quando isso aconteceu, o próprio Gil pediu que eu fosse para lá documentar. Ele sabia que estava vivendo um momento importante", lembra Tom. Momentos como este fizeram com que o documentarista se encantasse pelo profissionalismo dos baianos.

Para Jom Tob, a reunião do quarteto hoje seria impossível. "Não dá para voltar no tempo. Não se revive a história, aquele foi um momento único." A sorte foi ter gravado o encontro - sorte mesmo, porque ele assume que documentou quase que por acidente. "Tinha acabado de filmar um show da Elis (Regina) e do Tom (Jobim) nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, fui visitar o (Roberto) Menescal e ele me falou da idéia. Decidimos filmar." Guilherme Araújo, então empresário dos cantores, segundo o diretor, percebeu 'de cara a importância do projeto' e ajudou na orientação. Foi uma iniciativa comercial. "Menescal tinha isso, sabia como ninguém unir mercado e cultura. Eles precisavam ganhar dinheiro, não queriam revolucionar, como o Modernismo. Mas foi genial."
30/09/2009

2010: Franz Ferdinand! e Coldplay



FRANZ FERDINAND: show WORLD EXCLUSIVE do Franz Ferdinand em São Paulo. Os 4 (QUATRO!) shows que a banda fará no Brasil em 2010.

Buenos Aires (12/03), Santiago (13/03) e – em Assunção (16/03). A turnê latina do Franz  visita Lima (25/03), Bogotá (27/03) e Punta Cana (República Dominicana, 03/04).
* PREÇOS DOS INGRESSOS, BRASIL - assim:

Porto Alegre 18/3 @ Pepsi on Stage
R$ 80 (1º lote – 1.000 ingressos)
R$ 100 (2º lote – 3.000 ingressos)
R$ 120 (3º lote – 2.000 ingressos)


Rio de Janeiro 19/3 @ Fundição Progresso
R$ 140 (inteira)
R$ 70 (meia)

Brasília 21/3: sem informações ainda

São Paulo 23/3 @ Via Funchal
R$ 90 (pista, meia) até R$ 300 (camarote, inteira)
setlist

Alex Kapranos, em um português bem razoável, resumiu bem o que foi o show do Franz Ferdinand na The Week, para pouco mais de mil felizardos: fudido. O palavrão sincero veio lá pela metade do show, após os escoceses quase colocarem a casa abaixo com os hits “This Fire” (com direito a “duelo” de guitarras), “Do You Want To”, “Walk Away” e o arrasa quarteirão “Take Me Out”, talvez a maior música de rock dançante da década. Os paulistanos ainda nem sabiam tudo que os aguardava pelo resto da noite, mas sem dúvida já dava para considerar o show antológico.
franz 3 capitu
Uma pequena pausa aqui para contextualizar toda a babação de ovo sobre o Franz. Quando anunciaram este show único deles, lembro do Rodrigo James, do Alto Falante, perguntando no twitter por que ninguém reclamava do Franz estar vindo pela terceira vez ao Brasil, já que o retorno do Sonic Youth para o Planeta Terra era tão discutido. Minha resposta rápida foi: eles ainda são hype, e vêm ao Brasil na turnê de um disco ótimo e ainda no auge. Ou seja, na hora certa.
A frase pode ser hiperbólica, mas fato é que o Franz é a maior e melhor banda da geração anos 2000. Quando surgiu, em 2004, foi, junto com o Killers, uma das duas bandas a emplacar um sucesso tão retumbante que ultrapassou o indie e ecoou em várias audiências – os escoceses com “Take Me Out” e os americanos com “Somebody Told Me”. Ambos ainda pegavam uma certa carona no caminho pavimentado pelo Strokes e o White Stripes. Estouro realizado, era a hora de colher os louros e trabalhar pensando no futuro.
E é aí que a gente chega no centro da questão da importância do Franz. O Killers foi engolido pelo ego gigante de Brandon Flowers e virou primeiro um arremedo mal acabado de Queen para depois se tornar uma paródia mal feita do Erasure; o Strokes sofreu com um certo desleixo e a falta de inspiração de um terceiro álbum com três ótimas músicas e um restante sofrível – tanto que todos integrantes começaram a fazer algo em carreira solo; e o White Stripes ficou à mercê dos projetos paralelos de Jack White (mas mesmo assim ainda lançou um bom disco, Icky Thump).
franz 2 capitu
O Franz, pelo contrário, aproveitou a boa onda do primeiro disco, homônimo, e lançou o segundo, You Could Have It So Much Better, um ano depois, com o mesmo pique e vigor da estréia e algumas poucas mudanças. Emendaram duas turnês em uma, viajaram o mundo inteiro, pesquisaram novas sonoridades, gravaram trechos de músicas em alguns países (no Brasil, inclusive), se aproximaram do público. E, depois de toda essa exaustão, se deram um tempo para preparar um terceiro álbum, o fabuloso Tonight: Franz Ferdinand, lançado no começo deste ano e com uma mudança significativa no uso maior de sintetizadores, mas mantendo os mesmos riffs simples, secos e espertos que fizeram a fama da banda. Talvez nunca eles tenham soado tanto como música para dançar com pegada de rock.
Foi com essas credenciais que a banda subiu ao palco da The Week, para uma platéia que abarrotava a pista da casa de shows da zona oeste de São Paulo. Estavam completamente entregues à histeria do público e nitidamente felizes no palco. Nada mais emblemático disso que a ida do guitarrista Nick McCarthy ao balcão do bar para terminar de tocar “Michael”, a primeira música do bis, e ainda se jogar num mosh tímido.
franz 1 capitu
A trama eletrônica psicodélica quase infinita do final de “Lucid Dreams”, o último ato de uma noite quase perfeita, ecoa nos ouvidos horas depois ainda do show acabar. Na fila para ir embora, todos que se cruzam guardam um sorriso no rosto e uma cara de espanto e satisfação, petrificados com o espetáculo que acaba de acontecer. É o último ponto para definir quem daquelas duas bandas que estouraram em 2004 consegue chegar ao final da década com mais vigor e excelência. Enquanto o Killers e todas as bandinhas da geração se esforçam muito e conseguem apenas fazer singles, o Franz parece conceber álbuns completos com a maior facilidade, além de shows incendiários e envolventes. Coisa de quem tem muito talento. Dia 19 de outubro começa a venda dos ingressos para as quatro apresentações que a banda faz em março, agora em casas maiores. Duvido que um dos presentes à The Week tenha saído de lá sem contar os centavos para comprar o ingresso do próximo show.


Coldplay

* BREAKING NEWS 3 – COLDPLAY E BAT FOR LASHES NO BRASIL – Em  2010, além do Franz, o Coldplay toca aqui no final de fevereiro/início de março.
A banda de Chris Martin fará uma turnê em “estádios latinos” e, no Brasil, tem shows agendados para o Rio de Janeiro (28/02, Apoteose) e São Paulo (02/03, Morumbi). Os ingressos serão colocados à venda dia 7 de novembro, a partir da 0h via Ticketmaster (hihi); das 9h pelo 4004-2060; das 10h nos pontos de venda espalhados pelo País e ao meio-dia na bilheteria oficial do show, localizada no estacionamento do Credicard Hall. Clientes dos cartões Credicard, Citibank e Diners podem comprar uma semana antes. Os preços serão divulgados em breve.
A “Viva La Vida World Tour” ainda passa por Argentina, México e Colômbia. Todos os shows terão a abertura da Bat for Lashes, esta uma novidade especial. Esse é o pseudônimo da anglo-paquistanesa Natasha Khan, que já foi professora de jardim de infância, e que tem na bagagem dois ótimos álbuns: “Fur and Gold” e “Two Suns”, ambos indicados ao Mercury Prize, que já renderam músicas bem boas como “Daniel” e “Pearl’s Dream”. Thom Yorke, aquele, sempre a recomenda. Enfim, confira as datas do Coldplay + Bat for Lashes:
FEBRUARY
26 – River Plate Stadium, Buenos Aires, Argentina
28 – Apoteose Stadium, Rio de Janeiro, Brazil
MARCH
2 – Morumbi Stadium, Sao Paulo, Brazil
4 – Parque Simon Bolivar, Bogota, Colombia
6 – Foro Sol, Mexico City, Mexico
9 – Estadio Tres de Marzo, Guadalajara, Mexico
11 – Estadio Universitario, Monterrey, México




Nenhum comentário: