sábado, 26 de setembro de 2009

Hoje tem Geraldo Azevedo e Gilliard no ‘Areia Fest'


Areia  e a 1ª edição do ‘Areia Fest’, que acontece nos dias 26 e 27


Por: Rogério M. Nunes
Foto: Dário Azevedo (Site Oficial)
Geraldo Azevedo


O I Areia Fest – Festival Brasileiro da Cachaça e Rapadura aconterce neste sábado e domingo, com show de Geraldo Azevedo e Gilliard.
Também neste sábado se apresentam, a partir das 14h, na Praça Central Brilho da Paixão e Forró da Galega, e à noite, às 21h haverá show da Banda Voo Livre e Gilliard.  Amanhã se apresentam, a partir do meio-dia, Zezo, NaLLevada e Forró VIP e, às 21h, Cinzeiro de Motel, Capim Cubano e Luara.
Paralela a programação de shows, tem ainda o ‘Roteiro Civilização do Açúcar – Caminhos dos Engenhos’, que oferece uma visita ao Museu da Rapadura, localizado no Centro de Ciências Agrárias, passeios por trilhas ecológicas na Mata do Pau Ferro, uma das últimas remanescentes da mata atlântica, degustação e visitas aos vários engenhos produtores de cachaça e da rapadura da região.
Para os turistas tem também o “Tour Cultural”, que é um passeio por todo o centro histórico tombado da cidade de Areia – primeira da Paraíba reconhecida como Patrimônio Histórico da Cultura Nacional -, que inclui visitas aos museus e à casa onde nasceu o pintor Pedro Américo.
Os visitantes podem degustar a melhor cachaça, que devido a sua qualidade é exportada para países do exterior (Triunfo para Itália, Serra de Areia para os Estados Unidos e Turmalina da Serra para Portugal). 
A informação é do Site da cidade.
O I Areia Fest está sendo transmitido em tempo real no endereço eletrônico: (www.areia.pb.gov.br).

Geraldo Azevedo em Areia pela segunda vez




Geraldo Azevedo nascido em Petrolina, PE, em 11 de janeiro de 1945. Origem responsável pelo tempero tão variado de ritmos e balanços que este grande músico possui. Sua forma de tocar o violão mistura as harmonias sofisticadas com os ritmos quentes do nordeste, o destaca dentro do cenário nacional . Em seu trabalho é possível encontrar, lado a lado, líricas canções de amor como “ Dia Branco” e números caribenhos cheios de swing como "Veneza Americana".
Geraldo Azevedo também é conhecido pelos seus incandescentes frevos (a dança de rua típica do carnaval pernambucano), muitas vezes seus shows se encerram com frevos eletrizantes, como "Tempo Tempero", "Pega Fogo Coração", "Tempo Folião", etc... É esta mistura, aliada a seu violão impecável, que o torna um dos mais conceituados músicos nordestinos.
É autodidata, aos 12 anos de idade já tocava violão. Ao mudar-se para Recife onde foi estudar, Geraldo se juntou ao grupo folclórico intitulado Grupo Construção onde conheceu Teca Calazans, Naná Vasconcelos , Marcelo Melo e Toinho Alves (componentes do Quinteto Violado) iniciando aí toda a sua trajetória musical.
Em 1967, seguiu para o Rio de Janeiro e depois de trabalhar com Eliana Pittman, juntou-se a Naná Vasconcelos, Nelson Ângelo e Franklin formando o Quarteto Livre, grupo que acompanhou Geraldo Vandré em seus shows até que, devido a problemas políticos com o governo militar, o grupo se dissolveu.
Foi junto com o amigo Alceu Valença, no Festival Universitário da TV Tupi, que Geraldo Azevedo teve o convite de gravar seu primeiro disco pela Gravadora Copacabana. Nesse mesmo ano a Copacabana lançou o disco "Alceu Valença & Geraldo Azevedo" marcando a estréia de dois jovens cantores e compositores que se tornaram dois dos maiores nomes da nossa música brasileira.
Participou de alguns importantes projetos coletivos de discos como "Asas da América", "Cantoria" e "O Grande Encontro", além de fazer parte de várias coletâneas. Mesmo não estando na boca da mídia nem vendendo números astronômicos, Geraldo Azevedo já se firmou como uns dois maiores músicos nordestinos da atualidade.
Já outra atração do Fest é o cantor Gilliard (Natal, 17 de dezembro de 1956), que também é compositor.
Fez muito sucesso nos anos 80 com canções como "Aquela Nuvem" e "Festa dos Insetos" e "Pouco a Pouco". Era presença constante nos programas de Bolinha, Silvio Santos, Chacrinha e Flávio Cavalcanti. Em 1982, o cantor atingiu a incrível marca de 1 milhão de cópias vendidas.
Gilliard é casado com Silvia Marinho, ex-Harmony Cats. Tem dois filhos e foi dono de farmácias e lojas de telefones celulares.


Nenhum comentário: