sexta-feira, 3 de abril de 2009

Alan Parker dirige documentário policial

Who Killed Nancy

Documentário reaviva o mistério que circunda até hoje o assassinato da ex-namorada do punk Sid Vicious, do Sex Pistols, e tenta achar uma solução esclarecedora para o crime.

Como sabe-se, Sid Vicious, ex-baixista do Sex Pistols, morreu em 2 de fevereiro de 1979, após overdose de heroína. Junto com o mistério que envolveu a morte do astro, outra domanda ficou em aberto e teve tanta notoriedade quanto: Afinal, quem matou Nancy Spungen?Para sustentar o vício, aos 17 anos Spungen começou a trabalhar como stripper e prostituta em bares. Groupie assumida, passou a viver com Vicious em um quarto do Hotel Chelsea, em Nova Iorque, onde em 13 de outubro de 1978 foi encontrada morta a facadas no banheiro. Apesar de sempre negar as acusações de assassinato, Vicious foi preso após confirmação de que o canivete utilizado para matar a dançarina pertencia à ele.Vicious sempre alegou inocência e amnésia sobre a noite do crime, foi solto sob fiança e morreu pouco tempo depois de sair da cadeia. Fato este que impediu a conclusão do processo penal.Como a vida de lendas da música sempre podem ser assuntos atuais, o cineastra e jornalista inglês Alan G. Parker requenta a história do ídolo punk no filme "Who Killed Nancy" (Quem Mantou Nancy), como uma sequencia do tão conhecido "Sid & Nancy – O Amor Mata", desta vez, com ênfase na namorada do cantor.

A idéia de Parker surgiu após a morte da mãe de Vicious, Anne Beverley, em 1996, que anunciava abertamente a inocência do filho e desafiou o jornalista a esclarecer o fato a fim de tirar esse peso do nome de Sid.O documentário estreou na última sexta-feira (06) na Inglaterra e contém entrevistas e imagens gravadas na época, com objetivo de esclarer quem realmente foi o responsável pela morte de Spungen. Entre várias possibilidades, a mais cotada é a de antes do crime, Michael (traficante) havia dado a Sid um coquetel com quase 85% de heroína pura, que o teria feito quase morrer de overdose. Nesse meio-tempo, o fornecedor, teria matado Nancy.

Segundo Parker, o nome do traficante pode nem ser esse, porém, a única certeza é de que ele esteve por lá na hora do crime.Em suma, o filme tenta provar que Michael foi o responsável pelo latrocínio, levando cerca de R$ 55 mil reais enquanto Vicious dormia sob efeito de sedativos.Mesmo com o título subliminar afirmativo, o cineasta finaliza dizendo que "é impossível saber quem matou Nancy". Dessa forma, mesmo após 30 anos do ocorrido, o filme é apenas mais uma hipótese e o mistério permanece no ar.

Nenhum comentário: