Noite de emoções fortes quinta-feira passada (13), na casa que testemunhou o fim do Pavement, em 1999.

Tanto que a quarta e última jornada do Pavement na Brixton Academy traria à tona outras memórias do mesmo tempo... Os "clássicos" Scott 'Spiral Stairs' Kannberg (guitarra), um conversador Bob Nastanovich (teclas e percussão), Mark Ibold (baixo) e Steve West (bateria) são os restantes elementos a marcar presença. Também eles estão fisicamente marcados pelos anos que viram passar.
"Grounded", do terceiro álbum, Wowee Zowee , que assinala a progressiva expansão emocional e sonora da banda. . Segue-se, pela noite dentro, um vasto leque de canções, em admirável esforço antológico: 26 no total. O cantor chega a fazer a alusão a um concerto do Guided By Voices, já a noite ia alta: "tocaram 116 canções. Temos um recorde a bater, pessoal".
Há igualmente espaço para todo o universo representativo da banda: das clássicas melodias solarengas de "Gold Soundz", "Cut Your Hair" e "Two States"; ao brilhantismo introspectivo de "Father To A Sister Of Thought" (em que Malkmus toca com a guitarra nas costas, fitando o público) e "Stop Breathin'", ou ainda a juvenilidade em desempoeirada revolta de "Kennel District", "Zurich Is Stained" e "Rattled By The Rush".
Em "Here": um momento subliminar com emoções à flor da pele. A partir daí, o fator empatia não mais desapareceria até ao fechar da cortina, nesta noite de 13 de Maio. Em confissões, os músicos reportam-se, num dado momento, à necessidade de "fazer dinheiro para a coca", agora como no passado. Pela forma como tocam juntos, sabemos que a história pode ser bem diferente. O bis foi para "Shady Lane", "We Dance", o velho mas eficaz "Trigger Cut", um "Spit On A Stranger" com direito a coro geral e, finalmente, "Summer Babe" - clássico que encabeça Slanted And Enchanted, e ainda chega "Date With Ikea", "Stereo" e uma versão ainda mais prolongada do Sonic Youth'esco "Fight This Generation". cortesia de "Range Life". Gentilmente, Stephen Malkmus canta-nos "If I could settle down". De resto, Malkmus murmurou algo sobre "o próximo ano"...O último disco foi Terror Twilight.
Nenhum comentário:
Postar um comentário