quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Franz Ferdinand preparam disco novo (em silêncio)

Abbey Road: estúdios preferidos dos Beatles à venda  -
Abbey Road: estúdios preferidos dos Beatles à venda
Paul McCartney já veio a público dizer que ainda há uma possibilidade de salvar o espaço.
As instalações dos míticos estúdios de Abbey Road, em Londres, onde os Beatles gravaram grande parte dos seus álbuns, estão para venda. A notícia foi avançada pelo Financial Times, que assegura que a editora EMI, proprietária do espaço, quer desfazer-se dele para pagar as dívidas (a quantia amealhada com a venda poderá ultrapassar os 10 milhões de libras).
Reagindo à notícia, Paul McCartney disse ontem à BBC que está a ser pensada uma solução e que os estúdios ainda podem ser salvos. "Algumas pessoas que estiveram associadas ao estúdio durante muito tempo falaram sobre fazer uma proposta para salvá-lo. Apoio-os. Espero que consigam fazer alguma coisa, seria fantástico. Guardo tantas memórias com os Beatles naquele espaço".
O músico acrescentou: "Ainda é um grande estúdio, portanto seria fantástico se as pessoas pudessem pensar em conjunto para salvá-lo". Recorde-se que 90% dos álbuns dos Beatles foram gravados em Abbey Road e que a banda deu o nome dos estúdios ao álbum editado em 1969, cuja capa é uma das imagens mais icónicas dos fab four (ver foto).
Apesar de hoje enfrentar concorrência cerrada de estúdios mais baratos noutros países, o espaço de Abbey Road continua a ser um dos poucos espaços de gravação capazes de acomodar uma orquestra inteira (foram gravadas lá as bandas-sonoras de filmes como O Senhor dos Anéis ou Harry Potter ).
Os Estúdios de Abbey Road começaram a funcionar no início dos anos 30 e além dos Beatles, foram gravados naquele espaço álbuns míticos do Pink Floyd ( Dark Side of the Moon ), Cliff Richard, Blur, Radiohead, Duran Duran, Manic Street Preachers ou Oasis.




Franz Ferdinand preparam disco novo (em silêncio) -
Franz Ferdinand preparam disco novo (em silêncio)

Banda já prepara o quarto álbum mas Alex Kapranos garante que, desta vez, vai ficar calado até disco sair.
"Antes do último disco, fui falando demasiado dele, à medida que tínhamos ideias. Desta vez jurei que só falo quando tivermos tudo acabado, e mesmo aí vou esperar umas três semanas". O ato de contrição é de Alex Kapranos, dos Franz Ferdinand, e acompanha a notícia de que a banda de "Take Me Out" já prepara um novo disco.
Em entrevista à BBC6, o vocalista adiantou que tem ido a casa do guitarrista Nick McCarthy "escrever umas coisas e fazê-las de forma diferente, novamente. Mais cedo ou mais tarde vão ouvi-las!".
Enquanto o quarto disco do Franz Ferdinand  não chega, a banda revelou, em Janeiro, "The Eyes of Mars", canção composta pelos escoceses e cantada pela atriz francesa Marion Cotillard (Edith Piaf na biopic La Vie En Rose ). A música foi escrita para a casa de moda Dior e pode ser escutada aqui. 

Nenhum comentário: