No dia 18 de Maio, a cidade de Areia, no Brejo paraibano comemora 163 anos de emancipação política. Na programação eclética, cultura, Arte plásticas e as atrações musicais, inclusive uma atração gospel. Este ano estão programados três dias de shows, o da sexta dia 15, sábado 16 e domingo 17, que serão transmitidos ao vivo pela internet. O internauta de qualquer parte do mundo poderá acompanhar a festa dos 163 anos de Emancipação Política da cidade.

Segundo informa o site da cidade, a transmissão será realizada por uma empresa Areiense que já transmitiu a 2ª etapa do Mundial de Surf em Salvador na Bahia para 28 países online. Na programação das transmissões estão os Shows do grupo Capim Cubano às 22h, a banda Vôo Livre à meia noite, e do cantor de lambadas bregas Beto Barbosa que inicia a partir das 02h da madrugada. No domingo dia 17 tem o Show Família Católica, com os Cantores de Deus, Francisco Brito e Ana Rosa às 22h. A festa conta também com mais atrações religiosas no Show Evangélico com o cantor Marcos Antônio, às 21h.
Na Palestra Museu e Turismo do (IPHAN/Ponto de Cultura), tem entrega de objetos restaurados Pintor Pedro Américo, no Teatro Minerva. Ainda tem uma apresentação da Filarmônica Abdon Felinto Milanez no Coreto da Praça e a inauguração Espaço de Cultura e Arte Horácio de Almeida, contendo exposições de pintura e artesãos , além da II Corrida Pedestre Cidade de Areia, no dia 18.
A cidade e sua história
Areia é um dos principais municípios da região do Brejo paraibano, com grande potencial arquitetônico e histórico brasileiro. Fica a 120 quilômetros de João Pessoa com cerca de 30 mil habitantes. A cidade, que nasceu em 1625, dispõe de um conjunto arquitetônico no estilo colonial que atrai centenas de turistas ao longo do ano.

Areia recebeu o título de Patrimônio Histórico Nacional, conta com influência portuguesa e tem uma personalidade única na Paraíba. Entre elas a Igreja de N. S. do Rosário dos Pretos (do século 17, construída pelos escravos), o Teatro Minerva (feito em 1859, por famílias de poder aquisitivo da época). (Por isso foi denominado Teatro Particular, o teatro mais antigo da Paraíba); o Casarão de José Rufino (um senhor de engenho), a Biblioteca José Américo de Almeida, o Museu Regional de Areia e o Museu-Casa do pintor Pedro Américo, um dos maiores nomes das artes-plásticas brasileiras, mostram parte da riqueza do município.
A cidade conta ainda com engenhos situados na zona rural, um rico patrimônio cultural e arquitetônico. São cerca de 30 engenhos, grande parte ainda fabricando aguardente-de-cana, mel e rapadura, uma referência ao livro “A Bagaceira”, de José Américo de Almeida, nascido na cidade, e um dos criadores do ciclo regionalista nordestino na literatura brasileira.
A banda brasileira de ritmos latinos foi criada em 2003 em João Pessoa, na Paraíba. Seu repertório é composta na maioria por músicas em espanhol. O guitarrista Clodoaldo costumava fazer shows de rock em barzinhos da capital paraibana, até que em 2003 decidiu montar uma banda. Como já existiam muitas bandas de rock, Clodoaldo teve a idéia de criar uma banda de ritmos latinos como salsa e merengue.
Entre seus Integrantes estão Yegor Gómez – voz, Clodoaldo Mucarbel - guitarra e violão, Stênio Alencar - baixo, Lula Nicácio - bateria, André Ricardo - teclado, Francy Moura - percussão, Léo Noronha - samplers e teclado, Diogo Duarte- trompete, Jorge - trombone e Cláudio - trompete. Na sua discografia tem o cd Ao Vivo de 2003, Teresa Bandolera (2004), o Ao Vivo II (2005), o Chevrolet Hall Ao Vivo (2006) e La Fiesta(2008)
Página oficial
http://www.capimcubano.com.br
Beto Barbosa

Considerado o Rei da Lambada, ele surgiu na década de 1980. Famoso compositor de "Adocica", um de seus grandes sucessos vendeu cerca de três milhões de cópias. Beto Barbosa, que é Paraense de Belém, é um dos artistas mais populares do país, com mais de quatro milhões de discos vendidos. Conhecido como o Rei do Balanço, emplacou vários sucessos, principalmente na época da lambada. Outros sucessos dele são "Preta" e "Baila Neguinha", entre muitas músicas da onda da lambada que o consagrou.
Ele faz uma mistura dançante desde, merengue, calipso, axé e o forró, além de outros ritmos regionais.Tem um flerte com o Zouk (ritmo que deu origem a lambada), e xote em cover de clássicos como "Gostava tanto de você" e Meu amor não vá embora".
Ao longo de sua carreira, gravou 10 LPs e 11 CDs. Ganhou diversos prêmios, como o Troféu Imprensa. Atualmente está morando em São Paulo.
Por Rogério M Nunes
Veja mais Areia-pb <<>
Videos:
Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário